segunda-feira, 4 de julho de 2011

Como você quer ser lembrado?

Autor:  Por Peter Drucker, em Managing the Non-profit Organization - 1990


Quando eu tinha 13 anos, tive um professor inspirador. Certa vez, ele dirigiu-se aos alunos da sala, perguntando a cada um: "Como você quer ser lembrado?"
 
Nenhum de nós, é claro, tinha a resposta. Então, ele sorriu e disse: "Não esperava mesmo que vocês tivessem a resposta. Mas se vocês ainda não puderem responder essa pergunta quando estiverem próximos dos seus cinqüenta anos de idade, terão desperdiçado suas vidas."
 
A turma se formou e muito tempo se passou. No 60º encontro desse grupo de ex-colegiais, muitos de nós ainda estavam vivos, porém não mantinham contato desde a formatura, de forma que o bate-papo, no início, estava um pouco artificial. Finalmente, um de nós perguntou aos demais: "Vocês se lembram do professor Pfliegler e aquela pergunta que ele fez?"
 
Todos nós lembramos. E cada um de nós disse que aquela pergunta tinha feito toda a diferença, ainda que não a compreendíamos quando já estávamos "na casa dos quarenta". Com 25 anos de idade, alguns começaram a tentar responder a pergunta, mas no geral, as respostas eram tolas.
 
Joseph Schumpeter, um dos grandes economistas do século XX, disse aos 25 anos de idade que ele queria ser lembrado como o melhor cavaleiro da Europa, o maior amante da Europa e o maior economista. Por volta dos 60 anos de idade, pouco antes de morrer, essa pergunta foi feita a ele novamente. Ele não mais citou nem hipismo nem mulheres. Disse que queria ser lembrado como o homem que avisou o mundo antecipadamente dos perigos da inflação. E é por isso que ele é, de fato, lembrado - por algo que vale a pena ser. Essa pergunta mudou sua vida, ainda que, quando ele tinha vinte e cinco anos de idade, sua resposta tenha sido tola, típica de um jovem com essa idade.
 
Estou sempre me perguntando: como eu quero ser lembrado? Trata-se de uma pergunta que nos induz a nos renovarmos, porque nos força a nos vermos como pessoas que podemos ser um dia. Se você é afortunado, alguém com autoridade moral fará essa pergunta cedo o suficiente, de tal forma que você irá fazê-la a si mesmo pelo resto da vida.
- - - - - -

Ótima Semana.

Um comentário: